CURIOSIDADES




Martinho Lutero iniciou a Reforma Protestante. Personagem fundamental da história moderna européia, sua influência alcançou não somente a religião, mas a política, a economia, a educação, a filosofia, a linguagem, a música e outras áreas culturais. No verão de 1512, Lutero doutorou-se em Teologia na Universidade de Wittenberg e assumiu a cátedra de Teologia Bíblica, que conservou até a morte. Foi atuante pregador, professor e administrador. Ao estudar o Novo Testamento para a preparação de suas aulas, convenceu-se de que os cristãos são salvos não pelos próprios esforços e méritos, mas pelo dom da graça de Deus, aceita pela fé.Em 1517, expôs, na porta da Igreja de Todos os Santos de Wittenberg, suas 95 teses, escritas em latim, contra a venda de indulgências. Lutero defendeu suas opiniões, energicamente, nos debates universitários públicos em Wittenberg e outras cidades. Em 1520, essa posição acabou por levá-lo a inquérito, aberto pela Igreja romana, resultando na condenação a seus ensinamentos e em sua excomunhão pelo papa Leão X.Na Dieta de Worms, pediram-lhe que se retratasse ante as autoridades seculares e eclesiásticas, mas ele se negou a fazê-lo. O duque Federico da Saxônia, o Sábio, manteve-o em seu castelo de Wartburg, onde Lutero iniciou a tradução do Novo Testamento do original grego para o alemão, o que propiciou importante contribuição para o desenvolvimento da língua alemã.Em 1525, casou-se com a monja Catalina de Bora, vinte anos mais jovem do que ele, exercendo na prática sua tese de abolição do celibato.Em 1529, publicou seu Pequeno Catecismo, onde explica, em linguagem simples, a teologia da Reforma Evangélica. Proibido de assistir à Dieta de Augsburg por ter sido excomungado, Lutero delegou a defesa dos reformadores, formulada na Confissão de Augsburg (1530), a seu colega e amigo, o humanista Felipe Melanchthon. Sua influência estendeu-se a norte e a leste da Europa e seu prestígio contribuiu para que Wittenberg se tornasse um centro intelectual.

Outra figura importante para a Reforma protestante foi o teólogo e jurista João Calvino, que nasceu em Noyon, França, em 10 de julho de 1509, e morreu em Genebra a 27 de maio de 1564. Seu pai, filho de uma família de artesãos, chegou a ser secretário do bispado de Noyon, o que lhe valeu a amizade de pessoas da alta sociedade, com as quais Calvino teve excelentes relações.Em agosto de 1523, Calvino ingressou na universidade de Paris, onde estudou latim, filosofia e dialética. O pai o havia destinado à teologia; mas depois de uma questão com o capítulo da Catedral de Noyon, em 1527, resolveu que Calvino estudaria Direito. Com esse fim vai para Órleans, depois para Bourges, onde estuda grego. Formou-se em Direito, mas, com a morte do pai, vai para o Collège de France, fundado pelo rei Francisco I em 1530.
Quando, por volta de 1534, Calvino começou a se preocupar com os problemas religiosos na França, já havia adeptos de uma reforma dentro da própria igreja, tanto da parte dos luteranos como dos humanistas, que eram muito importantes na França.
Obrigado a refugiar-se por causa do que pregava, Calvino foi convidado a morar na cidade de Genebra, na Suíça. Lá implantou asOrdenanças Eclesiásticas, leis rígidas e intolerantes baseadas na sua crença.
Organizou a Igreja Calvinista em termos de fiéis, pastores e um conselho de anciãos. Suas idéias difundiram-se com rapidez: Teodoro de Beza, que dirigia em Genebra a Academia Teológica, levou-as para Gênova, na Itália. Logo alcançaram também a França. a Holanda, a Inglaterra (onde o calvinismo se chamou puritanismo) e a Escócia (introduzido por João Knox).


Fonte: http://www.pulpitocristao.com/