EBD






 QUE É A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL?

É o método de ensino da Bíblia, semanalmente, visando levar o aluno a:

1)      aceitar Jesus como Único Senhor e Salvador;

2)      crescer na fé e no conhecimento bíblico;

3)      por em prática os ensinos bíblicos.




BREVE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ



Nos primeiros dois séculos da era cristã, a Igreja obedeceu a ordem de ensinar. Porém, do terceiro século em diante, a Igreja cresceu muito e a obra de educação cristã não acompanhou este crescimento. Milhares de pessoas foram batizadas sem instruções. Daí muitas práticas erradas entraram no cristianismo. 
Isto perdurou até o século XVI, quando os reformadores Lutero e Calvino reintroduziram o ensino bíblico ao povo. Na Alemanha, Lutero enfatizou que cada cristão tivesse a Bíblia em sua própria língua para poder ler as Escrituras por si mesmo. Traduziu a Bíblia latina para o alemão. Depois, escreveu dois catecismos (livros de instrução cristã): um para adultos e outro para crianças. 
Calvino fundou, em Genebra, uma Faculdade Evangélica de Teologia. No século XVII, Robert Raikes começou a levar as crianças a sua casa aos domingos, ensinando-as a ler e escrever tendo a Bíblia como texto. John Wesley gostou da idéia e ela espalhou-se em grande escala. Nascia assim a EBD (sigla de Escola Bíblica Dominical, ou Escola Bíblica Dinâmica).

EDUCAÇÃO CRISTÃ NA IGREJA LOCAL

A educação cristã na igreja não é só responsabilidade do pastor. Outros oficiais locais têm esta responsabilidade, como o Supervisor de Menores, Coordenador Educacional, etc.. Em quase todas as igrejas, há várias agências de ensino: Liga de Jovens, Liga do Lar (senhoras), Escola Bíblica Dominical ou Dinâmica (EBD), Classe de Novos Convertidos, Liga de Crianças, Classe de Casais, etc. O propósito de todos eles é prover a comunhão, ser agente de evangelização e proporcionar o ensino.



A ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS - E.B.F






A Escola Bíblica de Férias - EBD,são classes bíblicas consecutivas nas férias escolares. Poderão ser aplicadas durante as férias escolares no mês de junho ou no final do ano. Como no final do ano as férias escolares são prolongadas e muitas famílias viajam para as festas de Natal e Ano Novo, ou saem para veraneio a EBF se torna quase inviável. Deste modo o melhor período é o do meio do ano quando as pessoas não programam viagens, principalmente por causa do inverno.
Nossa 1ª EBF foi somente uma tarde, e foi simplesmente uma benção! A segunda estamos programando uma semana inteirinha. 


Veja as fotos da nossa 1ª EBF 2011.1